3 de abril de 2017

Você sabe o que é Autismo?



Ontem, dia 02/04/17, foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Vários monumentos por todo o País foram iluminados de azul para para lembrar esta data tão importante, criada para desmistificar e informar acerca dessa questão. Mas você sabe, especificamente, o que é autismo?

Segundo a organização Autismo e Realidade "à partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA".

"O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem dessas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento".

Na tentativa de elucidar sobre o tema, porém de uma maneira leve e bem humorada, a Autismo e Realidade lançou há algum tempo uma cartilha com informações básicas sobre o Autismo e identificar seus possíveis sinais. A cartilha, que conta com ilustrações do cartunista Ziraldo, é um ótimo meio de introduzir o assunto para se discutir na escola além de toda a comunidade.

Para baixar a cartilha você pode clicar aqui.

Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos

2 comentários:

Olá, seja bem vindo ao blog.
Por favor, assine seu nome no fim do comentário, pois comentários anônimos serão excluídos por questão de segurança.
Desde já agradecemos.