27 de abril de 2017

24 de abril de 2017

Comemorações de Páscoa II

Gente! Olha que coisa mais linda esses presentes que o Coelho da Páscoa ganhou dos alunos e alunas da escola. O Coelho nos emprestou para que pudéssemos mostrar pra vocês. São muito fofos!

Leonado Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos





Comemorações de Páscoa I

E a Páscoa desse ano veio e se foi e postamos aqui pra vocês o registro das nossas comemorações. Abaixo você confere as turminhas pousando para uma foto com os professores em companhia da ilustre presença do senhor Coelho da Páscoa, que na passada pela escola, já deixou um mimo pra cada um.

E para os pais e guardiões que querem uma lembrança de seus pequenos dessa Páscoa anunciamos que em breve estaremos com mais novidades. Aguardem!

Esperamos que a sua Páscoa tenha sido ótima!

EMEB José Reinaldo de Oliveira


Pré III A - Turma Professora Alessandra
Pré III B - Turma Professora Lucely

1º Ano A - Turma Professora Lúcia
1º Ano C - Turma Professora Rossana

1º Ano B - Turma Professora Elizângela
2º Ano A - Turma Professora Vanuza

2º Ano B - Turma Professora Eliete

3º Ano A - Turma Professora Elaine

3º Ano B - Turma Professora Anita
4º Ano A - Turma Professora Vera Lúcia 

4º Ano B - Turma Professora Alessandra

5º Ano A - Turma Professora Eliete

12 de abril de 2017

10 de abril de 2017

Pacotinho de Páscoa

Quer aprender a fazer uma cestinha de páscoa muito charmosa e com poucos materiais? Então confere o passa a passo abaixo!

Você vai precisar de:

1 Tesoura sem ponta
1 Tubo de cola
1 Saco de papel marrom
1 Papel colorido
1 Fita colorida

Passo 1 e 2: Comece recortando o saco de papel fazendo duas longas orelhas de coelho na parte de cima como mostram as imagens abaixo:




Passo 3 e 4: Depois de cortar no formato correto, abra um pouco o saco de papel, pegue o papel colorido e faça moldes de orelhas de coelho como no exemplo do passo 4.



Passo 5 e 6: Cole os moldes de orelha nas orelhas recortadas no saco de papel. Preencha com doces e para finalizar ate o pacote com uma fita colorida e... Pronto! Um pacote de páscoa muito prático e bonito que com certeza as crianças irão adorar!


Gostou da nossa dica? Deixe seu comentário abaixo!

Leonado Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos

6 de abril de 2017

Cardápio Escolar e Alimentação

Oi pessoal! Hoje estamos inaugurando aqui no blog da EMEB José Reinaldo de Oliveira uma guia nova. Ela poderia passar batida, sem anúncio nenhum, mas como ela alude a um tema muito importante em nossas vidas, achamos por bem dedicar este espacinho para conhecer mais do Cardápio Escolar. 

A gente sabe que alimentar-se é muito bom. Quando a gente fala em comida sempre dá aquela alegria, afinal de contas, comer é uma das coisas mais prazerosas que temos na vida. Mas como a vida não é feita só de batata frita e sorvete, quando falamos em comida e falamos em alimentação, estamos nos referindo a uma dieta balanceada, variada, rica em diversos nutrientes.

Pirâmide Alimentar. Fonte: Site Dieta e Nutrição
A Pesquisa Nacional de Saúde realizada entre 2013 e 2014 pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE analisou os hábitos alimentares de brasileiros e brasileiras e constatou que a nossa população está preferindo alimentos mais gordurosos em sua dieta em detrimento de alimentos mais saudáveis.

Mesmo com esse dado preocupante, a pesquisa também apontou que a população brasileira está consciente e começa a buscar uma alimentação mais saudável. Isto é necessário pois os riscos de uma dieta rica em gorduras aumenta o risco de desenvolver diversas doenças ligadas a má alimentação. Para Deborah Malta, coordenadora geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis do Ministério da Saúde, "alimentos gordurosos, [como] as carnes com gordura, elas têm um teor bastante recessivo de gordura prejudicial para as doenças cardiovasculares. Então, reduzir esse tipo de consumo no cotidiano é algo que traz muitos benefícios e seria recomendado", elucida.

Para o nosso contexto escolar, pais de alunos e alunas devem estar atentos aos sinais da desnutrição e obesidade infantis. Ambos os casos podem apresentar diversos fatores que influenciam seu aparecimento como genética, metabolismo, meio ambiente, estilo de vida... Importante é sempre ter clareza de que a alimentação adequada é balanceada e a qualquer suspeita de desnutrição ou sobrepeso o indicado é levar a criança ao médico.

Fonte: Google Imagens
Tão importante como alimentar-se bem é criar a atmosfera ideal para se realizar as refeições. Há quem diga que "a palavra convence e o exemplo arrasta" e com as crianças isso não é diferente. Se os pais ou guardiões tem o hábito de alimentar-se bem muito possivelmente a criança irá adquirir esses mesmos hábitos alimentares. E quando fala-se em alimentação esta não engloba apenas aquela rica em nutrientes, pois ela abrange, também, a mastigação ideal (para uma melhor digestão) e a consciência do desperdício de alimento (pondo no prato apenas aquilo que se irá comer).

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura da nossa cidade disponibiliza para todas as escolas do município um cardápio balanceado, criado pela nutricionista Rosemaria Ap. Martins de Aliança (CRN 1- 4314), que é preparado com muito carinho aqui na nossa escola, na parte da manhã, pela Ivanilce T. Casagrande e por Angela Maria P. Fiamenghi e Cleide M. Fabiane, na parte da tarde, todas as três nossas auxiliares de nutrição.

Além da alimentação, as crianças são sempre orientadas ao consumo consciente e em como devemos tratar com restos de alimentos, jogando sempre as cascas de frutos e embalagens nas lixeiras espalhadas pela escola.

A educação alimentar começa muito cedo, desde o aleitamento materno, período tão importante para o bom desenvolvimento do recém-nascido, perpassando toda a infância, adolescência, vida adulta e velhice. Alimentar-se bem é um hábito que deve ser cultivado por toda a vida. E você? O que você vai comer hoje?

Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos


Fontes consultadas:




3 de abril de 2017

Você sabe o que é Autismo?



Ontem, dia 02/04/17, foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Vários monumentos por todo o País foram iluminados de azul para para lembrar esta data tão importante, criada para desmistificar e informar acerca dessa questão. Mas você sabe, especificamente, o que é autismo?

Segundo a organização Autismo e Realidade "à partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA".

"O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem dessas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento".

Na tentativa de elucidar sobre o tema, porém de uma maneira leve e bem humorada, a Autismo e Realidade lançou há algum tempo uma cartilha com informações básicas sobre o Autismo e identificar seus possíveis sinais. A cartilha, que conta com ilustrações do cartunista Ziraldo, é um ótimo meio de introduzir o assunto para se discutir na escola além de toda a comunidade.

Para baixar a cartilha você pode clicar aqui.

Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos