11 de dezembro de 2017

Viajar sem sair do lugar: Óculos de realidade virtual

Os alunos tiveram uma aula que um tanto quanto diferente do Reforço de Informática. A temática do encontro girou em torno da qualidade das imagens atualmente. Perguntas como "O que é uma imagem com uma boa qualidade? Como posso reconhecer que uma imagem está com boa qualidade? E o que é pixel?" foram alguns dos questionamentos levantados e discutidos neste encontro.

Alunos experimentam óculos de realidade virtual

Nossa discussão girou, inicialmente, em torno de como as fotos melhoraram nos últimos anos e como é fácil tirar uma fotografia hoje em dia. Discutimos sobre como na atualidade existem muitos efeitos especiais no filmes e em como eles cada vez mais representam com exatidão a vida real, não nos sendo possível, por vezes, discernir quando uma imagem é real ou não.

Nessa discussão de real vs. virtual as crianças também estiveram experimentando um óculos VR, sigla em inglês para Virtual Reality, ou no nosso bom português, Realidade Virtual. Puderam assim fazer um passeio por uma casa abandonada, um parque de diversões construído por alguma civilização pré-colombiana e puderam salvar o mundo de uma ameaça zumbi, tudo isso sem sair do laboratório.

Viajando por templos, casas abandonadas e salvando o mundo, sem sair da escola.

Os óculos de realidade virtual serviram para o propósito de expandir a barreira da realidade, transportando os alunos para um outro universo no qual eles estiveram imersos através do dispositivo citado, auxiliados por um fone de ouvido que completou o “mergulho”. A utilização do do óculos possibilitou o contato de alguns alunos com uma tecnologia nunca antes vista e que, cada vez mais, começa a se inserir no nosso cotidiano. Uma nova maneira de ver o mundo, ou divertir-se em outros.

Nosso agradecimento especial à EMEB Armando Dias e ao T.A.E. Multimeios Didáticos Kleber E. de Oliveira que de maneira tão gentil e prontamente nos emprestaram o óculos de realidade virtual para esta aula. Muito gratos!

E se você gostou e quiser experimentar os mesmos jogos que as crianças jogaram os links estão logo abaixo!


Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo ao blog.
Por favor, assine seu nome no fim do comentário, pois comentários anônimos serão excluídos por questão de segurança.
Desde já agradecemos.