18 de setembro de 2017

pySioGame - Pacote de Atividades Educativas para Crianças

Oi gente, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco de jogos educativos que, resumidamente, são jogos com uma finalidade pedagógica, ou seja, que a criança ao realizar essa atividade lúdica também aprenda.

Existe uma enorme quantidade de jogos educativos à disposição, principalmente na internet, os quais as crianças podem jogar online mesmo ou então podem ser baixados e instalados no computador.

Nessa postagem em questão vamos falar do programa pySioGame que, por autodefinição, é uma "aplicação educacional multi-plataformas de código aberto e que consiste de múltiplas atividades e jogos educacionais para crianças" (livre tradução).

O software é bem completo. Ele apresenta atividades que vão desde matemática, leitura, escrita até o aprendizado e reconhecimento das cores, aprender as horas e muitas outras. São atividades simples mas que possibilitam à criança uma forma divertida de aprender. Segundo os criadores do software ele pode ser utilizado por crianças à partir de 3 anos. Vamos conhecer mais dele?

Janela Inicial

Ao baixar o pySioGame a gente se depara com essa janela aqui ao lado. Nela é possível definir um nome de usuário além de poder selecionar o nível de dificuldade das atividades que serão ofertadas à criança na hora de utilizar o programa. Note que os níveis de dificuldade já são pré-estabelecidos nas categorias de "pré-escolar" até "6° Ano", sendo possível ainda que sejam apresentadas todas as atividades disponíveis numa mesma sessão selecionando a opção "mostrar todas". Como aqui na escola são diversas crianças, de vários anos, que utilizam os mesmos computadores, o usuário definido é o "convidado" (que já vem por padrão configurado assim), desta forma, o professor ou o técnico precisam apenas ajustar o grau de dificuldade e selecionar a atividade que será desenvolvida pelo aluno, seja ela de matemática, português, etc.

Barra de Seleção de Atividades

Nesta imagem aqui ao lado estão os botões de seleção de área de atividade. No primeiro botão, localizado na coluna vertical laranja, temos atividades voltadas para a linguagem. No segundo, temos diversas atividades voltadas para o aprendizado dos números e de diversos conteúdos dentro da área da matemática e por fim, e ainda dentro da coluna laranja, temos diversas atividades de artes, jogos da memórias, e etc. Para cada área de atividade há dentro diversas outras sub-atividades para serem exploradas que, geralmente, apresentam-se num nível de dificuldade crescente. O aluno começa realizando, por exemplo, uma atividade de matemática no nível 1 e, conforme ele vai respondendo corretamente aos exercícios apresentados ele vai avançado nas fases e passando de nível e o jogo, por sua vez,  vai ficando um pouco mais difícil. Cada nível, dentro de cada área, é subdividido em fases. Ou seja, o aluno começa uma atividade dentro da área de linguagens no nível 1, na fase 1/5, por exemplo. Isso significa que ele ainda terá mais quatro fases dentro do nível 1 para terminar antes de subir de nível. Esse esquema funciona para todas as áreas de atividades dentro do programa. Há ainda um ranking que indica quantas vezes cada atividade foi acessada e quantas vezes a pessoa que realizou a atividade acertou todas as questões. Essa função pode ser acessada através da coluna azul, no primeiro botão.

Bom gente, o objetivo desta postagem é apresentar aos professores ou aos pais de alunos que visitam este blog uma alternativa para o aprendizado das crianças através de uma atividade lúdica, na qual a criança possa brincar e se divertir ao mesmo tempo que aprende. Abaixo vocês podem conferir alguns prints de atividades que eu tirei aqui no nosso laboratório e conhecer um pouco mais desse pacote de atividades super legal. Lembrando que o Sistema Operacional utilizado aqui na escola é o Lubuntu 17.04 mas pra quem quer instalar em outros sistemas há outras versões. Eu vou colocar no final da postagem o link para o site dos desenvolvedores do programa e assim vocês podem conferir lá mesmo todo o material disponível e até baixar o programa em casa se quiserem, beleza? Lembrando que o pySioGame é um software gratuito e está totalmente suportado na língua portuguesa. 

Ah, um aviso! O site do programa está em inglês, o que pode causar um pouco de dificuldade para quem não domina o idioma. Para isso, sugiro utilizar o tradutor automático do Google Chrome. Até mais!

Exemplo de atividade de memória.

Atividade de alfabetização dentro da área de linguagens.

Outra atividade de alfabetização. A criança aprende a letra e exercita a coordenação motora ao usar o mouse.

Atividade de matemática. Conhecendo os números.

Atividade de matemática: Par ou Ímpar?

Atividade de matemática: Frações.

Aprendendo as horas.

Desenhando.


Para quem quiser acessar o site e baixar o programa é só clicar aqui. Espero que tenham gostado da sugestão! Qualquer dúvida, ideia, elogio, por gentileza, escreva nos comentários! Até!

Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos

2 comentários:

  1. OLá, adorei sua sugestão, mas gostaria de saber como faço para instalar ele em Português.

    sandra_l_martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra! Obrigado pelo seu comentário. O Jogo depois de instalado no Windows vem com a língua padrão "Inglês". PAra alterar para "Português" você executar o programa e, na tela inicial, clicar na opção de linguagens cujo símbolo é uma bandeira verde e uma roxa. Após, clique no idioma desejado! Esperamos ter te ajudado. Qualquer dúvida mande-nos um e-mail. Até!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo ao blog.
Por favor, assine seu nome no fim do comentário, pois comentários anônimos serão excluídos por questão de segurança.
Desde já agradecemos.