21 de agosto de 2017

Sudoku: Exercitando a lógica e a matemática bricando

Os alunos do 4 Ano A, orientados pela professora Vera Lúcia Guerra, hoje exercitaram seus conhecimentos de matemática através do jogo Sudoku ou Su Doku (数独, sūdoku). Para quem ainda está perdido, o Sudoku é um quebra-cabeças de cujo objetivo é dispor números de 1 a 9 em cada uma das grades em uma grade de 9x9, constituída por 3x3 subgrades.

Aluno do 4 Ano A jogando Sudoku

Tela inicial do GNOMESudoku
Segundo o site Wikipédia, "o puzzle foi projetado por Howard Garns, um arquiteto aposentado de 74 anos de idade e construtor independente de puzzles, baseando-se, provavelmente, no quadrado latino, uma construção matemática criada pelo suíço Leonhard Euler no século XVIII.

Em 1984, a Nikoli, maior empresa japonesa de quebra-cabeças, descobriu o jogo e decidiu levá-lo àquele país. O nome sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase suuji wa dokushin ni kagiru (数字は独身に限る) que significa "os dígitos devem permanecer únicos"; e é uma marca registrada da Nikoli".

Tela do jogo GNOMESudoku
Aqui na nossa escola utilizamos um aplicativo chamado GNOMESudoku. Assim como no jogo feito no papel, o jogador vai preenchendo as lacunas até completar todos os quadros. Se o número inserido for correto, sua cor ficará preta. Caso o número estiver errado, sua cor ficará vermelha ou um X aparecerá. Há vários níveis de dificuldade para o jogo, sendo possível também ao professor criar o seu próprio puzzle.

O GNOMESudoku está disponível para download através dos repositórios do Linux ou então nas lojas de programas das diversas distros disponíveis. Aqui na nossa escola, utilizamos o S.O. Lubuntu 17.04. Se você quer mais informações sobre jogos GNOME acesse aqui e fique por dentro!

Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos

Um comentário:

  1. Relevante essas informações sobre esse jogo.Mais interresante ainda é saber que por trás de um jogo de tabuleiro tem toda essa informação.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo ao blog.
Por favor, assine seu nome no fim do comentário, pois comentários anônimos serão excluídos por questão de segurança.
Desde já agradecemos.