Os alunos do 4 Ano A, orientados pela professora Vera Lúcia Guerra, hoje exercitaram seus conhecimentos de matemática através do jogo Sudoku ou Su Doku (数独, sūdoku). Para quem ainda está perdido, o Sudoku é um quebra-cabeças de cujo objetivo é dispor números de 1 a 9 em cada uma das grades em uma grade de 9x9, constituída por 3x3 subgrades.
Aluno do 4 Ano A jogando Sudoku |
Tela inicial do GNOMESudoku |
Segundo o site Wikipédia, "o puzzle foi projetado por Howard Garns, um arquiteto aposentado de 74 anos de idade e construtor independente de puzzles, baseando-se, provavelmente, no quadrado latino, uma construção matemática criada pelo suíço Leonhard Euler no século XVIII.
Em 1984, a Nikoli, maior empresa japonesa de quebra-cabeças, descobriu o jogo e decidiu levá-lo àquele país. O nome sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase suuji wa dokushin ni kagiru (数字は独身に限る) que significa "os dígitos devem permanecer únicos"; e é uma marca registrada da Nikoli".
Tela do jogo GNOMESudoku |
Aqui na nossa escola utilizamos um aplicativo chamado GNOMESudoku. Assim como no jogo feito no papel, o jogador vai preenchendo as lacunas até completar todos os quadros. Se o número inserido for correto, sua cor ficará preta. Caso o número estiver errado, sua cor ficará vermelha ou um X aparecerá. Há vários níveis de dificuldade para o jogo, sendo possível também ao professor criar o seu próprio puzzle.
O GNOMESudoku está disponível para download através dos repositórios do Linux ou então nas lojas de programas das diversas distros disponíveis. Aqui na nossa escola, utilizamos o S.O. Lubuntu 17.04. Se você quer mais informações sobre jogos GNOME acesse aqui e fique por dentro!
Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos
Relevante essas informações sobre esse jogo.Mais interresante ainda é saber que por trás de um jogo de tabuleiro tem toda essa informação.
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