Salas de Apoio

Laboratório de Informática Educacional - LIED

A EMEB José Reinaldo de Oliveira atualmente possui um laboratório de informática voltado para a inserção dos alunos no universo da tecnologia. Aqui, as crianças têm à sua disposição dezesseis computadores desktop com acesso à internet banda larga, além de outros equipamentos de apoio.

Além das aulas voltadas para uma aprendizagem informatizada os alunos da escola também têm aulas de informática no laboratório através do projeto Curso de Inclusão Digital: Informática Básica.

Outros projetos como o Aluno Monitor e o Concurso de Blogs Educativos também são desenvolvidos no LIED de nossa escola. Os computadores também são utilizados pelos funcionários em cursos de capacitação e pelos professores, no planejamento de aulas, desenvolvimento de projetos e muitas outras atividades.


https://lubuntu.net/lubuntu-18-04-bionic-beaver-released/
O Sistema Operacional atualmente utilizado nos computadores da escola é o Lubuntu 18.04 LTS. Este sistema é baseado em Linux e seu diferencial está em ser muito leve, rodando com facilidade em praticamente todos os computadores. Atualmente, o LIED está sob os cuidados de Leonardo Bergonci, T.A.E. Multimeios Didáticos.




Sala de Recursos Multifuncionais


A EMEB José Reinaldo de Oliveira presta atendimento educacional especializado às crianças com necessidades educativas especiais.
Considera-se alunos da sala de recursos multifuncionais, crianças com diagnóstico ou estudo de caso com suspeita de:
  • Deficiência Intelectual;
  • Transtorno Global do Desenvolvimento;
  • Transtorno do Espectro Autista;
  • Encefalopatia (Paralisia Cerebral);
  • Deficiência Auditiva;
  • Deficiência Visual;
  • Altas Habilidades (Superdotação).

Na nossa instituição, este trabalho é realizado pela professora Joana Granoski Nervo. O atendimento é realizado 2 vezes por semana e em grupos de no máximo duas crianças, dependendo do nível de dificuldade.

A Professora realiza também um trabalho voltado para orientação aos pais e professores da criança atendida através de anamnese, relatórios e encaminhamentos a profissionais especializados e equipe multidisciplinar do Instituto Criança.