Ler é muito bom, não é mesmo pessoal? Pegar um livro novinho em folha, com aquele cheirinho de folha recém impressa, uma história inteira a ser descoberta... Vai dizer que não é ótimo?! Há quem diga que os livros no nosso país, a depender da publicação, podem ser um pouco caros. Isso lá tem algum fundo de verdade. Porém, este fato em si não é suficiente para que a gente desista dessa empreitada maravilhosa que é ler um bom livro, seja ele de fantasia, romance, história...
Hoje, com a praticidade do acesso à internet através da uma infinidade de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, etc., ter um livro sempre à mão é algo muito fácil e simples. E como seria isso? Através de um formato de arquivo digital de livros chamado E-Book.
Os E-Books, ou livros digitais, são arquivos digitais que simulam um livro de verdade. Diferentemente dos livros de tinta e papel - que quanto maior a história mais páginas e maior será o livro - os livros digitais são arquivos baixados da internet, criados num formato especial que faz com que estes arquivos ocupem um espaço muito menor em qualquer dispositivo, possibilitando, assim, que carreguemos centenas de livros de uma só vez no mesmo aparelho.
|
Exemplo de E-Book Reader |
Pensando sempre na praticidade, esses arquivos podem baixados da internet em diversos sites, alguns pagos outros gratuitos, podendo serem lidos nos computadores, nos celulares, nos tablets ou até mesmo nos E-Book Readers -Leitores de Livros Digitais - que são dispositivos feitos para este fim, ou seja, criados para funcionarem como uma biblioteca digital na qual os exemplares são escolhidos, baixados e organizador por você!
Se você não tem um E-Book Reader e nem planeja ter um, não tem problema! Você poderá baixar os arquivos direto no seu computador (seja ele notebook, desketop, etc) ou no smartphone. Existem vários sites dos quais você pode baixar um ou mais arquivos de livros digitais.
Os livros digitais são uma alternativa aos livros impressos, que por vezes podem ser bem caros, no entanto, cumprem o que prometem no sentido da portabilidade. Nunca foi tão fácil carregar uma coleção inteira de Machado de Assis ou Harry Potter, assim, dentro do bolso! Há quem critique o formato digital, pelas limitações que ele muitas vezes pode trazer, como a necessidade da conexão com a internet para baixar novos exemplares ou até mesmo o limite de bateria disponível em cada dispositivo. Chegar na página 499 de 500 e não saber se quem matou o mocinho foi o mordomo ou não, por falta de bateria, realmente, pode ser um pouco frustrante.
Cada formato tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. Tanto o livro digital quanto o impresso são possibilidades, alternativas de formato quando o assunto é leitura. Vai depender do cada um busca, precisa. Porém, uma coisa é indiscutível: independentemente do formato, ler, será sempre a nossa melhor alternativa!
Se você ficou interessado nos livros digitais, seguem abaixo alguns links de sites dos quais você baixar, gratuitamente, diversos tipos de livros digitais!
Leonardo Bergonci
T.A.E. Multimeios Didáticos